DESASTRES NATURAIS FOI UM DOS TEMAS DISCUTIDOS NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM SETEMBRO DE 2016

 

A conferência foi realizada  em São Paulo, de 28 a 30 de setembro de 2016,  sobre mudanças climáticas, entre eles, Desastres Naturais e Cenários Climáticos.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) – ambos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – promoveram a Conferência Internacional do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas ( INCT-MC), em  São Paulo.

O chefe de Pesquisas e Produtos Integrados do Cemaden, climatologista José Marengo, coordenador da organização do evento, informou que a novidade nessa conferência internacional é a integração das ciências naturais, sociais e as tecnologias, referentes ao sensoriamento remoto.

“Os resultados da conferência contribuirão para oferecer subsídios científicos e tecnológicos para a tomada de decisões, aplicadas nas políticas ambientais e nos desafios para o desenvolvimento sustentável.”, enfatiza o climatologista José Marengo. Entre os aspectos importantes que ele considera na abordagem sobre mudanças climáticas estão a intensidade dos impactos e os efeitos na humanidade:   “ Os impactos das mudanças climáticas serão maiores quanto maior for o aquecimento global. E esses impactos provocados pelos extremos climáticos afetarão, principalmente, os sistemas de saúde, alimentação e energético da população mundial.”

Durante a conferência, foram abordados pelos cientistas nacionais e internacionais, também, os modelos do sistema climático, geossensores para medir a concentração de gases de efeito estufa e o sistema de prevenção de desastres naturais.

fonte: http://www.cemaden.gov.br/desastres-naturais-sera-um-dos-temas-discutidos-na-conferencia-internacional-sobre-mudancas-climaticas/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s